segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Democracia, o inimigo da Corrupção

Paz seja com todos!
Neste fim de semana realizei a prova do IFBA (Instituto Federal da Bahia), antigo CEFET, a redação teve como tema proposto: A corrupção limita o exercício da democracia no Brasil?
Sinceramente não estava tão inspirado, mas as ideias foram colocadas no papel, confira uma adaptação abaixo, saiu fraquinha mas deu pra o gasto (rsss)

"Recentemente, em um famoso jornal espanhol, um colunista afirmou não entender como no Brasil reúnem-se centenas de pessoas em uma marcha religiosa, outras centenas em uma parada gay e mais algumas numa passeata em prol da legalização do uso da maconha, e ainda assim a corrupção permaneça como um fator marcante no país. Como isto pode acontecer?
A democracia é a demonstração da vontade de um povo, ela é o meio pelo qual a corrupção pode ser vencida, representa o grande perigo para os políticos corruptos. De forma alguma nosso direito democrático enquanto cidadãos brasileiros pode ser limitado, o fato é que a corrupção continua com toda a força tendo como aliados, a ignorância de muitos e a falta de união geral.
Vários absurdos podem ser vistos, como o caso de políticos com passado maculado por escândalos sendo reeleitos, e por quem? Por uma parte do povo, que resultará em prejuízo coletivo. Um dos resultados serão os desvios de verbas públicas, os quais deveriam ser direcionados a setores relacionados aos direitos essenciais dos cidadãos, como a saúde, educação e segurança.
Posso compreender o questionamento do colunista. Se todos os que reuniram-se para um evento religioso se unissem com aqueles que se juntaram para lutar pelo respeito a sua opção sexual e aos demais que manifestaram seu pensamento relativo a liberação do uso da maconha, e por fim aos demais que não se enquadram em nenhum dos grupos citados, para combater a corrupção, podemos dizer que esta seria extinguida de nosso país. Mas onde está a voz do povo?
A força de um povo está na democracia, infelizmente a sua fraqueza é a passividade."

Fonte imagem: http://www.ocaoquefuma.com/2011/09/o-que-vale-mais-pobre-cidad.html

4 comentários:

Mery disse...

Tens razão, é uma hipocrisia do povo, só reclamar não adianta, se continuarmos passivos" assistindo a toda essa roubalheira, afinal é o nosso dinheiro suado que eles metem a mão, e fica por isso mesmo...é revoltante!
Adianta gritar "que país é esse?
No twitter, hoje teve bastante tweets, contra essa Petralhada.
Acho que o povo tá anestesiado pela bolsa Família, essa esmola que enche os olhos dos miseráveis, dá pra cachacinha deles.
Abração, amigo.
Divulga teu blog, é muito bom!
Fica com Deus.

H A R R Y G O A Z disse...

Have a SUPER week, Marcus !

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso!Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar!Passa lá! Beijos e bom fim de semana! Alê

Anônimo disse...

Amei o texto! Muito verdadeiro e de fácil compreensão.
Se todos acordassem pra essa realidade,e se unissem para juntos tomar uma atitude diante dessa situação de caos que nos encontramos,esse quadro seria revestido.
Parabéns!Ótimo texto!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
O trabalho Na Jornada pela Vida de Marcus Bittencourt foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.marcusbittencourt.com.